Nasceu em São Paulo em 1931. É poeta, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras. Um dos mais importantes intelectuais brasileiros e especialista na cultura e na história da África. Publicou diversos livros sobre o assunto, como A enxada e a lança (1992), A manilha e o libambo (2002), Um rio chamado Atlântico(2003) e Francisco Félix de Souza, mercador de escravos (2004). Escreveu Castro Alves, um poeta sempre jovem (2006), para a coleção Perfis Brasileiros, da Companhia das Letras. Também é autor de livros infantojuvenis, como Um passeio pela África(2006) e A África explicada aos meus filhos(2008). Em 2009, publicou O quadrado amarelo, que reúne textos sobre arte e literatura, cruzando referências populares e eruditas, recorrendo à memória e às suas experiências de viagem. Além dos Poemas reunidos (2000), publicou dois volumes de memórias, Espelho do Príncipe(1994) e Invenção do desenho (2007). Entre os prêmios e distinções que recebeu estão os títulos de doutor honoris causa pela Universidade Obafemi Awolowo (ex-Universidade de Ifé, Nigéria, 1986) e pela Universidade Federal Fluminense (2009) e o prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano (2003) da União Brasileira de Escritores. Ao lado de Lilia Moritz Schwarcz, desde 2008 dirige a coleção das obras completas de Jorge Amado para a Companhia das Letras. Obras | Autor + Seleção + Prefácio Eventos | Ver mais eventos África: passado e presente, com Alberto da Costa e Silva Encontros: 25 anos Companhia das Letras África: passado e presente, conferência com Alberto da Costa e Silva no Grande Auditório do Masp, em São Paulo. Quarta-feira, 31 de agosto, às 19h Grande Auditório do Masp Av. Paulista, 1578 Telefone: 3251-5644 São Paulo / SP Entrada Gratuita. Vagas limitadas. Distribuição de senhas, a partir das 18 horas, no dia do evento. |
Olá pessoal, Este blog servirá de estudo para discutirmos sobre nossas heranças culturais, nossas origens, história da formação do povo brasileiro. Espero que possam contribuir com novas informações e trocarmos experiências sobre assuntos que sejam pertinentes para enriquecimento dos nossos conhecimentos.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Palestra- África: passado e presente, com Alberto da Costa e Silva
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Sugestão de Filmes
Olá pessoal,
Penso que todos nós devemos assistir alguns filmes interessantes para pensar e refletir sobre a questão racial no Brasil e no mundo. Será que podemos mudar algumas dessas situações? Ou será que temos que tapar os olhos diante de situações semelhantes que ocorrem diariamente!
Os vídeos que sugiro são obras que visam mostrar algumas ações positivas enfocando heróis e personagens negros, outros documentários denunciam o racismo e uma realidade histórica que por muitas vezes esquecemos.
Vídeos sugeridos
A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira – Direção Joel Zito de Araújo (Brasil, 2001).
O documentário procura mostrar e trazer para uma reflexão o papel dos atores negros na história da telenovela no Brasil .
Gênero: Documentário
Duração: 90 min.
Classificação: 12 anos
Gênero: Documentário
Duração: 90 min.
Classificação: 12 anos
Amistad – Direção de Steven Spielberg (EUA, 1997)
O filme retrata uma história envolvente mostrando como funcionava um tumbeiro. A história tem como foco um motim no navio negreiro fazendo o expectador refletir sobre o processo de escravização e a forma como as pessoas eram tratadas nesse doloroso processo.
Gênero: Drama
Duração: 152 min.
Classificação: 16 anos
A procura da felicidade – Gabriele Muccino (EUA, 2006).
Uma história comovente envolvendo uma família e sua luta pela sobrevivência. Retrata como a vida para moradores de rua é difícil em um país cujas oportunidades para o proletário são quase zero. Mas acima de tudo, o filme mostra como lutar vale à pena.
gênero: Drama
duração: 117 min.
Classificação: Livre
ATLÂNTICO NEGRO: NA ROTA DOS ORIXÁS – DIREÇÃO RENATO BARBIERE (BRASIL, 1998).
Na rota dos orixás procura mostrar a grande contribuição dos povos africanos na religiosidade brasileira, enfocando Salvador, Maranhão.
Gênero: Documentário
Duração: 54min.
Duração: 54min.
Classificação: livre
As filhas do vento – Direção Joel Zito de Araújo, Brasil, 2005.
Um drama familiar envolvendo situações cotidianas de uma típica família brasileira do interior.
Gênero: Drama
Duração: 85 minutos
Classificação: 14 anos
Classificação: 14 anos
Ganga Zumba – Direção de Carlos Diegues (Brasil, 1964).
O filme mostra um sonho de liberdade e a luta de um escravizado contra os colonizadores, tentando estabelecer uma comunidade para abrigar seu povo.
Gênero: Drama
Duração: 133 min
Classificação: 10 anos.
Infância roubada – Direção de Gavin Hood (África de Sul/Reino Unido, 2005).
Um sensacional drama envolvendo conflitos familiares causados por varias situações do dia a dia.
Gênero: Drama
Duração: 94 min.
Classificação: 14 anos.
Kirikú e a feiticeira – Direção de Michel Ocelet (França/Bélgica, 1998).
Uma linda animação baseada em uma lenda da África Ocidental, envolvendo um garoto chamado Kiriku, que apesar de seu tamanho, é muito inteligente e possui dons especiais, fazendo muitas travessuras para salvar sua aldeia da cruel feiticeira Karabá.
Gênero: Animação
Duração: 71 min.
Duração: 71 min.
Classificação: Livre
Orí – Direção de Raquel Gerber (Brasil, 1989)
O documentário retrata os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como idéia central de um contínuo e histórico. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade.
Gênero: documentário
Duração: 91 min.
Classificação: livre
Quanto vale ou é por quilo? – Direção de Sérgio Bianchi ( Brasil, 2005)
Um filme envolvente mostrando uma incrivel relação entre os tempos do escravizados e a exploração da miséria de nossos dias, fazendo uma enorme crítica as ONGS que se aproveitam das diversas situações para captação de recursos que nunca chegam aos mais necessitados.
Gênero: drama,
Duração: 104 min.
Classificação: 14 anos
Quilombo – Direção de Carlos Diegues (Brasil/França, 1984)
O filme procura mostrar a organização de uma repùblica livre formada por escravizados refugiados que perpetuou por cerca de70 anos. Retrata a tragetória de verdadeiros heróis que sempre lutaram pela liberdade.
Gênero: drama
Duração: 112 min.
Classificação: 12 anos
Um grito de liberdade – Direção de Richard Attenbourough (Inglaterra, 1987)
Tensão e terror na África do Sul retratados com base na história de um ativista negro e um jornalista branco liberal, que se arrisca para levar a mensagem do ativista negro ao mundo.
Gênero: drama
Duração: 157 min.
Classificação: 18 anos
Uma jornada de esperança – David Hickson (África do Sul/EUA, 2003).
Um drama envolvendo um jovem que perde sua família devido a uma doença terrível. Agora esse jovem tem que enfrentar os preconceitos e os perigos de viver em uma cidade grande.
Gênero: drama
Duração: 114min.
Classificação: livre
Vista a minha pele – Direção Joel Zito de Araújo (Brasil, 2004)
Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Uma emocionante história que faz com que as pessoas entendam um pouco de como a discriminação, o preconceito e o racismo fazem mal para a sociedade.
Duração: 15 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
A Cor Da Fúria – Direção de Desmond Nakano(EUA,França, 1995)
O filme retrata uma interessante história de inversão de papéis raciais fazendo o expectador refletir sobre atos de discriminação e racismo cometidos na sociedade e até que ponto pode chegar a violência causada incondicionalmente por um cidadão de bem que sofre com esses problemas.
Duração: 89 min
Gênero: Drama
Classificação: Livre
Mandela - A Luta Pela Liberdade. Direção de Bille August (Alemanha, 2007)
O filme é baseado na biografia do carcereiro que acompanhou Nelson Mandela por quase todo período em que ele permaneceu preso. Durante todo período que acompanhou Mandela, James Gregory é o grande responsável em informar todos os passos de Mandela para as autoridades. Essa convivência faz que eles se aproximem, apesar de muitos conflitos que ocorrem nessa relação. Um grande exemplo de luta e persistência é mostrada nesse filme, mostrando como uma amizade pode ser construída apesar das diferenças
Duração: 140 min
Gênero:Drama
Classificação: 10 anos
Invictus – Direção de Clint Eastwood (EUA, 2009)
O filme retrata o período em que Nelson Mandela sai da prisão em 1990 tornando-se presidente em 1994. O rugby é utilizado para tentar amenizar os graves problemas enfrentados pelos negros e brancos devido a segregação racial na África do Sul. O filme nos mostra como o esporte pode unir as pessoas mesmo que vivam em situações opostas
Duração: 133 min
Gênero: Drama
Classificação: 10 anos
Uma sonho possível – Direção: John Lee Hanlock (EUA, 2009)
Um filme baseado em uma história real de um jovem adolescente, negro, gordo, pobre que ganha uma bolsa de estudos de uma escola por causa de seu talento no futebol americano. Nessa escola ele se depara com todos tipos de preconceitos, mas ele da a volta por cima após conhecer um garotinho e sua mãe que mudarão o rumo dessa história.
Duração: 116min
Gênero:Drama
Classificação: 14 Anos
Assinar:
Postagens (Atom)