sábado, 22 de janeiro de 2011

Mídia ou Merdia

Continuamos tendo que ver e ouvir coisas que vão de encontro com tudo que estamos tentando acabar.
No site do yahoo no dia 23 de janeiro de 2011 o autor da novela insensato coração da rede globo diz que o personagem rico só é negro porque tem um Lazaro Ramos para interpretá-lo, senão seria branco. Aí que vem minha indignação: será que só tem o Lazaro Ramos de autor negro na televisão?
Uma parte da entrevista
"Gilberto Braga, autor de 'Insensato Coração', afirmou em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste sábado, 22, que criou o conquistador André Gurgel especialmente para Lázaro Ramos. "Lázaro é o melhor dos nossos atores negros. Se o Lázaro não existisse, André seria branco", afirmou."
fonte: http://br.omg.yahoo.com/news/gilberto-braga-se-l%C3%A1zaro-ramos-n%C3%A3o-existisse-andr%C3%A9-seria-branco-edyq-99128.html
Será que não temos nunhum outro autor negro "bom" como ele diz? Ou será que os atores negros não tem espaço na mídia!
Acreditamos que no novo milênio as relações iriam melhorar, mas enquanto a mídia continuar ditando a regra nada irá mudar. Eles são quem determina quem é bom ou ruim, quem é preto ou branco, rico ou pobre, quem governa, quem vai ser condenado...
 Isso só irá mudar quando pararmos de nos calar.
Resistência já.

2 comentários:

  1. Nossa que bafão essa declaração do Gilberto Braga. Concordo com vc sobre a mídia brasileria, ela dita, desde padrões de beleza à estilo de vida. Mas será que o que precisa mudar é a mídia ou os seres humanos que a fazem e a assistem??? Perguntando e já respondendo, penso que o ser humano deve mudar, por isso nosso afinco na educação, mas educação não é nada sem formação familiar, sem mudança na política, etc.
    O que me enoja não é ter uma mídia ridícila como temos, é o fato de milhões de brasileiros a seguirem e a venerarem, sem um pingo de criticidade e seletividade. É claro que temos algumas poucas iniciativas boas na mídia, mas não são divulgadas, ou são passadas de madrugada por exemplo.
    Ai isso vai longe...
    Beijos primo, e parabéns pela iniciativa.
    OBS. Minha mãe está lendo seu livro e está adorando.

    ResponderExcluir
  2. Luuuuuuu, que bacana o seu blog, vou divulgar para maus colegas. Muito interessante o seu primeiro comentário... realmente as vezes não entendemos porque muitos "intelectuais" escrevem besteiras as vezes. Se o lázaro ramos fosse mesmo tão bom, não aceitava um personagem tão idiota numa novela da gloco, que é tão fraca. Adorei também. Adorei a sua postagem!!! Divulgue o meu blog também para os seus colegas primão.
    www.dialogosgastronomicos.com.br

    ResponderExcluir