sábado, 28 de abril de 2012

Cotas Raciais aprovada pelo STF para UnB


Uma vitória histórica do Movimento Negro
Nesta semana vários jornais do Brasil publicaram uma matéria sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao sistema de cotas nas universidades federais, que reserva 20% das vagas de cada vestibular para negros e pardos. As cotas vêm sido questionada pelo partido dos democratas (DEM), que alega que as cotas trás mais danos do que benefícios, mas a ação foi derrubada pelo STF no dia 26/04/2012 por unanimidade, dez votos a zero. Atualmente, segundo dados da ONG Educafro, 129 instituições públicas brasileiras têm algum tipo de ação afirmativa para a seleção de candidatos, sendo que 57 delas são federais. Outro Levantamento feito pelo G1 diz que 36 das 59 universidades federais têm políticas de cotas raciais e/ou sociais, 32 têm cotas para estudantes oriundos de escolas públicas, 25 têm algum tipo de cota racial, 21 têm cotas para negros e pardos, 19 têm cotas para índios, 7 têm cotas para deficientes e 1 tem cota para quilombolas (UFG).
O ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo, ressaltou a importância de iniciativas voltadas para a redução da desigualdade no país. Ele defende que as cotas da UnB sirvam de modelo para o Brasil, vigorando por um tempo determinado enquanto a desigualdade perdurar. Luiz Fux ressaltou que o Brasil precisa reparar “danos pretéritos” que se originaram no Brasil quando os negros foram feitos de escravos.
O assunto ainda é muito questionado por grande parte da população que defendem as cotas sociais. Sabemos que tanto uma quanto outra irão contemplar os afro descendentes, já que pela estatística do IBGE a grande maioria dos brasileiros que estão em situação econômica desfavorecida são negros. Mas a cota racial é uma vitória histórica, já que os movimentos negros espalhados pelo Brasil têm as cotas como um dos objetivos da luta pela igualdade de oportunidades nesse país.
                                                                                (Luciano Braga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário